um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

quinta-feira, 1 de maio de 2014

a cuspidela da serpente


Já alguém assim escreveu (antreus.blogspot.pt):

Que a direcção da SIC convide quem quiser para os seus programas é de sua responsabilidade de que lhe será assacada o sentido das exclusões que entenda fazer.

Agora que nenhum dos doze participantes do "Eixo do Mal" de ontem tenha sentido a necessidade de referir a ausência de um comunista já fia mais fino. A SIC, com a autonomia adequada, não deixa de ser um canal de orientação governamental mas os convidados dos programas não têm que se submeter a regras de aceitação de tais exclusões.

E as exclusões são feitas com que critério?

O PCP e a Intersindical não são responsáveis pelo ascenso da luta popular organizada nos anos anteriores em todas as frentes e sectores? Ou os comunistas não tiveram nada a vêr com a politização de militares antes do 25 de Abril? Ou não teve nada a vêr com o ascenso do movimento estudantil nesse período? Ou não participou no combate político contra a guerra colonial, incluindo a destruição de equipamento militar destinado à guerra colonial? Ou não foram os comunistas a maioria dos presos políticos, sujeitos a torturas brutais, a longas penas de prisão, e ao assassinato a frio pela PIDE? Ou não foram os comunistas os mais destacados na criação de um movimento democrático de oposição, de grande democraticidade interna e a garantia nele de correntes políticas diferenciadas? Ou comunistas não desempenharam funções de responsabilidade no MFA antes e depois do 25 de Abril? Ou não terão sido os comunistas responsáveis inspiradores da matriz constitucional de 76? Ou não foram os comunistas que mais se bateram contra a golpada da direita reaccionária que queria impedir a aprovação da Constituição em 2 de Abril de 1976? Direita que, também projectava nesse golpe a liquidação física dos comunistas? Ou porque o PCP ou militares que se identificam com a sua orientação política não têm uma profusa produção escrita sobre este período? Ou porque não foram alvos comunistas os principais visados pela acção bombista do MDLP, ELP e Mov. Maria da Fonte, coordenados por diferentes agentes da CIA, com o apoio de outros serviços secretos, de partidos políticos portugueses (que sabemos quem foram...), de sectores e dignitários da Igreja Católica, com o apoio logístico da Espanha franquista?

Enfim, quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

Mas julgo importante reforçar a denúncia dos critérios de exclusão da SIC e da miséria moral dos intervenientes do programa. O EIXO DO MAL não passa de um entretenimento idiota onde se reforçam opiniões do mainstream informativo. Sempre assim foi, sempre assim será. Balsemão paga, Balsemão manda, os serventuários de Balsemão obedecem, ávidos dos restos que sobram na mesa. Uns de Direita, outros de "esquerda", afinal o MAL não passa de um biombo onde se escondem as velhas propostas, os velhos protagonistas. O Daniel é um bobo , a Clara é uma tia de Cascais, o Nuno é um sub-contratado, os outros ... são o que são. É o Eixo da mesma M.

CR

Sem comentários:

Enviar um comentário