um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A LIXEIRA E AS RATAZANAS

A notícia vem em contraciclo do festim governamental. Já o ministro da Economia brandia uma garrafa de champanhe, anunciando o fim do pesadelo, quando as estatísticas do INE nos revelam a dura realidade. O PIB português, depois de três trimestres a crescer uns anémicos números, atinge no 1.º trimestre de 2014 uma redução de 0,7% em relação ao trimestre anterior e só cresce 1,2% em relação a trimestre homólogo de 2013. Esperavam os arautos desta recuperação económica uns diminutos +0,4% mas a realidade ficou nos -0,7%.
O Governo diz-se tranquilo, encontrando justificação no encerramento por razões operacionais da refinaria da GALP em Sines e na produção da fábrica da Auto Europa em Palmela. Mas a Administração da AutoEuropa já veio desmentir qualquer quebra de produção, que como sabemos é quase na totalidade destinada á exportação: no 1.º trimestre de 2013 foram produzidos 23.484 veículos, no último trimestre de 2013 22.121 veículos e no primeiro trimestre de 2014 26.300 veículos. A MENTIRA TEM PERNA CURTA. 

Mas os dados europeus não são melhores: o crescimento da zona euro fica-se neste trimestre nuns 0,2% do PIB quando se anunciava o dobro, a Alemanha cresce 0,8%, a Itália recua 0,1% e a Holanda, um dos pilares das politicas orçamentais restritivas,  reduz o PIB em 1,4%. A produção industrial estagnou no continente europeu. 

o sistema financeiro está á beira do colapso. O BBVA abandona as dezenas de balcões no País (já foram 150, agora eram 83), com milhares de despedimentos, e afirma ter tido em 3 anos prejuízos acumulados de 133 milhões de euros. O Barclays faz o mesmo com as 147 agências e os seus 1600 trabalhadores. As ratazanas deixaram de ter confiança nas politicas de direita. Só falta o povo abrir os olhos.  Começando a 25 de Maio. 

CR

Sem comentários:

Enviar um comentário