um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

terça-feira, 1 de julho de 2014

bandeiras

A bandeira foi roubada ou abandonada?

«Os comunistas roubaram-nos a bandeira. A bandeira dos pobres é cristã [...]. Os comunistas dizem que tudo isto [a pobreza] é algo comunista. Sim, claro, como não? Mas vinte séculos depois [da escritura do Evangelho]. Quando eles falam nós poderíamos dizer-lhes: pois sim, sois cristãos», afirmou o sumo pontífice.
Foi nestes termos que o papa Francisco se expressou numa entrevista publicada hoje no jornal italiano Il Messaggero, na qual aborda temas como a política, a queda da natalidade na Europa, o papel da mulher no seio da Igreja Católica ou a exploração infantil.
Aqui ninguém rouba nada a ninguém. Durante séculos a Igreja não deu a atenção suficiente que lhe advêm das Escrituras em relação à pobreza. Encarou apenas os pobres numa perspectiva caritativa que prestava, organizando a recolha de fundos em dádivas dos paroquianos sem sacrifício dos seus próprios tesouros para essa acção. Sempre esteve muito alheada, com excepções que todos conhecemos, da luta para acabar com a pobreza através do combate à exploração e à desigual repartição do rendimento nacional. 
Esta luta vem de Espártaco (que viveu um século antes de Cristo). Se a Igreja deixou cair essa bandeira, outros não fizeram o mesmo mas não foram roubar nada a ninguém. Os comunistas são cristãos na Europa? Muitos sê-lo-ão. Mas não deixaram cair a bandeira dos ensinamentos de Deus.
O Papa Francisco teve uma entrada promissora no papado para poder reerguer essas bandeiras que não são exclusivas de ninguém
Antonio Abreu em antreus.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário