um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

segunda-feira, 14 de julho de 2014

OS SERVIÇOS PÚBLICOS BÁSICOS

Acumulam-se informações na forma de “rumores” muito indesejáveis para utentes de serviços de saúde, nomeadamente na área dos cuidados primários de saúde, em freguesias importantes da região interior do distrito do Porto. O manto de silêncio esconde decisões já tomadas?  
Na mesma medida o governo ataca a escola pública e ordena o encerramento de escolas, sob o pretexto de elas terem menos de 21 alunos. Entre outras já objecto de intervenção de autarcas e organizações locais do PCP, estão a Escola da Laje em Parada de Todeia (Paredes), a EB de Gandra /Guilhufe e da Igreja, Cruzeiro /São Mamede de Recezinhos (Penafiel), EB de Barreiro, Cimo de Vila, Igreja Viariz, Ladoeiro, Loiros da Ribeira, e Rua (em Baião).
Algumas como a de Parada de Todeia, tem alunos, transporte assegurado, instalações renovadas com cantina, polidesportivo, aquecimento, mas a teimosia e a cegueira falam mais alto. Há quem tendo aprovado as Cartas Educativas, sinta agora quão errado foi tal acto, havendo até a sua ultrapassagem (a generalização) pelos decisores políticos.  
Infelizmente o grande objectivo dos estrategas nacionais do PSD é encerrar tribunais, repartições de finanças, escolas, unidades de saúde, reduzir os serviços públicos de proximidade, privatizando o que resta, para os amigos de peito. O neoliberalismo torna inseguro o futuro de milhões de portugueses.
Vejamos a simples compra de um selo dos correios, cada vez mais restrita a estações de correio e a uma ou outra livraria ou quiosque. O serviço postal está degradado, perdendo a sua eficácia e universalidade e aumentando os seus custos de forma a garantir o lucro indevido aos investidores nacionais e americanos.
Só a mudança radical de orientação política permitirá fugir ao flagelo da falência do Estado como prestador de serviços essenciais.
CR


Sem comentários:

Enviar um comentário