um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Albaneses kosovares: a fuga do desespero



Desemprego de 40%. Pobreza generalizada. Crime organizado a dominar tudo, tráfico de drogas e de mulheres. Falta de escolas. Falta de perspectivas de futuro. Os albaneses do Kosovo, nomeadamente os mais jovens, atravessam de mão vazias a Sérvia, e chegam á fronteira da União Europeia. A Hungria não é o seu destino. Querem atingir a Alemanha, a França... a rota: Pristina-Subotice (norte da Sérvia)-Hungria...Eis o fim da ilusão "independista". De uma população de 1,8 milhões, 40.000 mil abandonaram o Kosovo em dois meses.

Os países vizinhos não escondem a inquietude. Nos últimos dias, cerca de 8 mil imigrantes foram detidos depois de atravessar a fronteira com a Hungria. Um episódio que não abala a determinação dos que acreditam num futuro melhor.
“Estamos a abandonar o país porque não temos emprego. Aqui não temos trabalho, nem futuro. Onde estão os políticos que não se importam com as pessoas?” pergunta um homem.

A Hungria admite alterações na lei para travar a entrada crescente de imigrantes no país que, de acordo com as autoridades, é para muitos um ponto de passagem rumo a outros da União Europeia.

Haslim Thaci, o "ministro dos negócios estrangeiros" do Kosovo, alega que a culpa está nos "rumores" de que a Alemanha generosamente disponibilizaria em breve vistos de trabalho e de residência, com base numa taxa de nascimentos negativa, a compensar por uma politica de imigração liberal. A demagogia do politico kosovar não esconde as reais responsabilidades da liderança do Kosovo.

7 anos após a "libertação", a actual fuga ao desespero, mesmo que com o esforço notável de omissão informativa, mostra a fragilidade de soluções politicas, induzidas do exterior. O tempo das bandeiras entrelaçadas, das solidariedades inequivocas, dos discursos libertários, esgotou-se rapidamente.

E A EXISTÊNCIA DE UMA ENORME BASE MILITAR AMERICANA NO KOSOVO ILUSTRA A REAL "PREOCUPAÇÃO" DOS "AMIGOS OCIDENTAIS" COM A REGIÃO.

Camp Bondsteel


CR

Sem comentários:

Enviar um comentário