um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Aprovadas medidas na defesa do bem-estar dos animais



Dia bom para a defesa do bem-estar dos animais!
Hoje foi aprovado na Assembleia da República um Projecto de Lei que proíbe o abate de animais errantes como forma de controlo da população. Dia que contou com o contributo decisivo do PCP, que apresentou esta legislatura o PJL 65/XIII. E prova de que a persistência compensa! O PCP já tinha apresentado na passada legislatura para o mesmo efeito, proposta que foi chumbada por PSD e CDS. Voltámos à carga nesta legislatura e ainda bem! Voltámos a propor o fim do abate sistemático de animais nos canis e gatis e o estabelecimento, em alternativa, da generalização da esterilização, da implementação de programas CED – Captura, Esterilização e Devolução – para gatos e a dinamização de campanhas de adopção de animais.
 E, por proposta do PCP, ficou consagrada em lei a integração de preocupações com o bem-estar animal no âmbito da Educação Ambiental logo desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico e a dinamização de campanhas anuais de sensibilização sobre o respeito e a protecção dos animais e contra o abandono. Promove-se uma cultura de tratamento mais digno dos animais com o reforço de medidas de sensibilização, pedagogia e educação, colocando o Estado como verdadeiro promotor do bem-estar animal. Assim se firmam culturalmente os valores do respeito e da convivência harmoniosa entre seres humanos e seres não humanos.
Obrigada a todos quantos participaram neste processo de forma construtiva e positiva e nos fizeram chegar as suas propostas, contributos e análises. Começa hoje um novo paradigma de controlo da população de animais errantes, mas ainda há muito a fazer. Ao trabalho!

nota adicional 


NOuvi há pouco na rádio que a Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade uma lei que acaba com o abate nos canis municipais. É verdade. Não se disse porém de quem partiu a iniciativa.
Proponho aos meus amigos que adivinhem de quem foi.
Pensem lá...
Estarão quase todos enganados. Não foi desses. Foi do PCP.
Estão a ver porque não se diz de quem foi a iniciativa?" - António Filipe, deputado do PCP
i desses. Foi do PCP.
Estão a ver porque não se diz de quem foi a iniciativa?" - António Filipe, deputado do PCP



Sem comentários:

Enviar um comentário