um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

domingo, 2 de outubro de 2016

petição

Forte de Peniche deve ser Museu Nacional da Resistência

Para: Exmo Sr presidente da Assembleia da República, Dr. Ferro Rodrigues ; Exmo Sr Primeiro Ministro, Dr António Costa

Os cidadãos subscritores da presente petição vêm desta forma manifestar a sua apreensão com notícias de que o «Forte de Peniche» poderia vir a ser transformado numa unidade hoteleira, apagando a memória de uma parte importante da história da Resistência à ditadura fascista do Estado Novo.
O Forte de Peniche é um símbolo maior da repressão fascista que não queremos ver apagado, à semelhança do que aconteceu com outro símbolo, esse irreversivelmente destruído: a sede da polícia política PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso.
Consideramos ser obrigação do Estado encontrar as melhores e mais dignas formas, e as parcerias necessárias, para promover a recuperação da Fortaleza de Peniche, garantindo àquele espaço a dignidade e o rigor histórico que a memória colectiva da Resistência e da luta pela Liberdade merecem. Não abdicamos de ver ali criado e optimizado um Museu Nacional da Resistência, num projecto que pode incluir outras valências, que vise a sua valorização e recuperação, nomeadamente nos domínios histórico, cultural, educacional e até turístico.
O estudo do arqº Siza Vieira e a participação da Câmara Municipal de Peniche são contributos que visam a recuperação do Forte de Peniche e que devem ser tidos em conta para uma preservação, com a máxima dignidade, de um dos símbolos maiores da ignominiosa repressão da ditadura do Estado Novo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário