um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

REVISIONISMO+ NEGACIONISMO = FASCISMO


Deputados ucranianos mostraram-se indignados pelas palavras do Presidente israelita Reuven Rivlin que lembrou á Verkhovna Rada, o Parlamento ucraniano, a implicação da UPA nos crimes do nazismo. O recordar destes factos históricos, foi apelidado de humilhação da nação ucraniana e o papel dos “nacionalistas” na tragédia de Babi Yar de “mito soviético”. 

O mais zeloso da indignação foi Oleg Lyashko, que viu os seus colegas de partido catarem loas a Hitler. O chefe do Partido Radical ucraniano e seu líder parlamentar exigiu desculpas ao Presidente israelita pelas suas palavras sobre a cumplicidade dos nazis ucranianos nos crimes contra os judeus durante a II Guerra Mundial. 

Durante a ocupação de Kiev de 1941 a 1943 foram mortos cerca de 1,5 milhões de judeus, ciganos e prisioneiros de guerra. Uma das primeiras acções dos nazis foi o fuzilamento de 700 internados no hospital psiquiátrico local. Numa fossa comum, em Babi Yar foram depositados 150 mil corpos, tendo sido eliminadas 33.000 pessoas em apenas 2 dias. Cumpre –se agora o 75º aniversário desses acontecimentos.  


CR

Sem comentários:

Enviar um comentário