um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Islândia

Os resultados das eleições legislativas islandesas foram algo diferentes das sondagens aparecidas até então, Sete partidos elegeram deputados. Em 63 deputados eleitos, 30 são mulheres. O fenómeno anunciado da vitória do Partido Os Piratas, um partido anti-sistema,  não se verificou.

Assim em primeiro lugar com 29% dos votos ficou o Partido da Independência (21 dep), de direita. Em 2.º lugar, o Movimento Esquerda-Verdes com 16% (10 dep). Em 3.º lugar com os mesmos 10 deputados, o Partido os Piratas (14,5%) , O 4.º Partido é o Partido Progressista do anterior Primeiro Ministro com 11,5% e somente 8 deputados. Segue-se um partido centrista e liberal com 7 deputados (Renascimento) . Outras duas formações da área da esquerda elegem deputados: Futuro Brilhante (4 dep) e Social-Democratas (3 dep).

Uma ampla coligação de Esquerda com 43,3% dos votos e 27 dep é possivel para governar. Uma aliança governativa da Esquerda com o Centro, igualmente possível, teria a maioria absoluta dos deputados. O futuro decidir-se-á com compromissos.

CR

Sem comentários:

Enviar um comentário