um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

terça-feira, 8 de novembro de 2016

SÃO PÉSSIMOS SINAIS


Portugal vai gastar 4,5% do PIB em juros em 2017, o valor mais elevado de toda a zona euro e factor decisivo para puxar as contas públicas para défice. Os contribuintes portugueses vão pagar 8,4 mil milhões de euros só em juros de dívida pública este ano, ou seja, 23 milhões de euros em juros por dia. O Presidente do Eurogrupo, o holandês da imagem, recusou qualquer margem para renegociar os juros pagos pelos contribuintes portugueses. Segundo ele e os seus pares, de Bruxelas, “o País é capaz de gerir a sua própria divida, ao contrário da Grécia”.

Augusto Santos Silva, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, diz que Portugal por si só não tenciona renegociar a sua dívida e que não vai pedir aos credores um corte no “stock” da dívida. A mesma lenga-lenga é proferida por Centeno.

A ser esta uma opção definitiva, caminhamos assim cegos e contentes para o abismo, entre a obstinação de uns quantos agiotas e a submissão indigna de uns muitos aflitos, sem um arrobo de insubordinação ou orgulho próprio. O país prefere morrer com boa cara a sobreviver com esgares de luta. São péssimos os sinais que assim surgem. Será que á primavera anunciada, se segue um outono cinzento?


CR

Sem comentários:

Enviar um comentário