um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

SNS PORTUGUÊS À FRENTE DO INGLÊS E ESPANHOL EM RANKING EUROPEU


Portugal subiu seis posições num ranking internacional que compara o desempenho dos sistemas de saúde de 35 países europeus. De 2015 para 2016, passou do 20.º para o 14.º lugar.
Pela primeira vez Portugal ficou à frente do Serviço Nacional de Saúde inglês e espanhol, num ranking internacional, o Euro Health Consumer Index, que compara o desempenho dos sistemas de saúde de 35 países europeus.
A notícia é avançada esta segunda-feira (30/01) pelo jornal Público.
A Holanda é o país com a melhor classificação numa avaliação dos sistemas de saúde de 35 países europeus, do ponto de vista do consumidor, e a Roménia tem a pior pontuação de entre os 35 países europeus.
Efetuada por uma organização sueca numa perspectiva diferente da habitual (a do consumidor), esta avaliação anual coloca Portugal em 14.º lugar, com 763 pontos em mil possíveis.
Entre os seis pontos avaliados, as áreas em que Portugal pontua pior e devia investir mais são a da acessibilidade, devido às listas de espera, e a diversidade e abrangência dos serviços prestados.

Portugal fica também bem colocado no que toca à relação entre os gastos em saúde e os resultados obtidos, uma análise do custo-eficiência dos cuidados de saúde. Posiciona-se aqui no 10.º lugar, à frente da Holanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário