um blogue pessoal com razões e emoções á esquerda

UM BLOGUE PESSOAL COM RAZÕES E EMOÇÕES À ESQUERDA

quinta-feira, 20 de abril de 2017

as misérias do jornalismo atual

O jornalismo sério e independente já teve melhores dias. Agora, alguns jornais, provavelmente já cansados das notícias falsas e dos silêncios encomendados, apostam na mobilização ativa das consciências dos cidadãos para as "verdades convenientes".
L' Express, um quotidiano francês, "descobriu" em exaustiva investigação que 7 dos 11 candidatos presidenciais franceses são "pró-Putin". Ficam de fora deste amplo "cerco russo" 2 candidatos trotskistas, o candidato "centrista" Macron e o infeliz candidato socialista, traído pelo aparelho de Hollande e Valls. E como obteve o influente jornal da direita francesa esse qualificativo “putinesco” para os candidatos? Aplicou-lhe uma grelha de indícios de suspeição: uma fotografia em comum com o Presidente Russo (de mãos dadas ou não), uma declaração anti-NATO, uma intenção de rever as sanções contra a Rússia, por causa de Crimeia, do Dombass, da Síria, dos direitos humanos, ou uma simpatia pela cultura russa, etc.
E depois...?
Depois será fácil converter o rótulo aplicado numa qualquer manipulação do Kremlin sobre o candidato e sobre o sentido de voto dos franceses. Elementar, dir-se-á. Se o L' Express diz é porque é verdade.


CR

Sem comentários:

Enviar um comentário