
A inevitável guerra da NATO
Ao contrário do que acontece no Egito e na Tunísia, a Líbia ocupa o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano em África e tem a maior esperança de vida no continente. Educação e Saúde recebem atenção especial do Estado. O nível cultural da população é certamente o maior. A população não carecia de falta de alimentos e de serviços sociais essenciais. O país precisava de mão de obra estrangeira abundante para realizar planos ambiciosos de produção e desenvolvimento social.
Assim proporcionava emprego a centenas de milhares de trabalhadores egípcios, tunisinos, chineses e de outras nacionalidades. Tinha enormes receitas e reservas em divisas convertíveis depositadas nos bancos dos países ricos, com o que adquiriu os bens de consumo e até mesmo armas sofisticadas, que lhe forneceram precisamente os mesmos países que agora querem invadir em nome dos direitos humanos.
A maciça campanha de mentiras, desencadeada pelos média de massas, levou a uma grande confusão na opinião pública mundial. Vai levar tempo antes que se possa reconstruir o que realmente aconteceu na Líbia, e separar o real do factos falsos que têm sido relatados. Emissoras sérias e de prestígio, como a Telesur, foram obrigados a enviar repórteres e camaras para acompanhar as actividades de um lado e do seu oposto, para relatar o que realmente acontece.
As vias de comunicação foram bloqueadas, os diplomatas honestos arriscaram as suas vidas atravessando bairros e observando actividades, de dia ou de noite, para relatar o que estava acontecendo. O Império e os seus aliados principais usarão os mais sofisticados meios de divulgação de informação distorcida dos acontecimentos, entre os quais a de interferir nos critérios da verdade.
Sem dúvida, os rostos dos jovens manifestantes em Benghazi, homens e mulheres, com véu ou sem véu, expressavam indignação real. Ainda se pode ver a influência exercida pelo componente tribal no país árabe, apesar da fé muçulmana que sinceramente professam 95% de sua população.
O imperialismo e a NATO - seriamente preocupado com a onda revolucionária que se iniciou no mundo árabe, onde se produz a maior parte do petróleo que sustenta a economia de consumo dos países desenvolvidos e ricos - não podiam deixar de aproveitar o conflito interno na Líbia para promover a intervenção militar. As declarações feitas pela Administração dos EUA desde o primeiro momento foram categóricas a este respeito.
A situação não poderia ser mais propícia. Nas eleições de Novembro, a direita republicana desferiu um golpe contundente no Presidente Obama, um especialista em retórica.
O grupo fascista de "missão cumprida", agora apoiada pelas ideologias extremistas do Tea Party, reduziu as iniciativas do atual presidente a um papel meramente decorativo, em que ficou mesmo em perigo o seu programa de Saúde e a duvidosa recuperação económica, o défice orçamental e o crescimento descontrolado da dívida pública, que batiam já todos os registos históricos.
Apesar da avalanche de mentiras e confusão resultante, os EUA não puderam arrastar a China e a Federação Russa, para a aprovação pelo Conselho de Segurança da intervenção militar na Líbia, mas conseguiram no Conselho de Direitos Humanos, a aprovação dos seus objectivos naquele momento. Em relação à intervenção militar, o se Secretário de Estado declarou em palavras que não admitem dúvida: "Nenhuma opção está descartada."
O facto é que a Líbia está agora envolvido em uma guerra civil, como prevíramos, e as Nações Unidas não podem fazer nada para impedi-lo, excepto o seu próprio Secretário-Geral que já atirara combustível para a fogueira.
O problema talvez não imaginado pelos próprios atores é que os próprios líderes da rebelião declaram rejeitar qualquer intervenção militar estrangeira.
Várias agências de notícias informaram que Abdelhafiz Ghoga, porta-voz da Comissão da Revolução, disse hoje dia 28 que "o resto da Líbia vai ser libertada pelo povo líbio". "Nós temos o exército para libertar a Trípoli" , Ghoga disse durante o anúncio da formação de um "Conselho Nacional" para representar os municípios do país nas mãos da insurrecção "
"O que nós queremos é informações de espionagem, mas que em nenhum caso se afete a nossa soberania por via aérea, terrestre ou marítima", acrescentou ele, durante um encontro com jornalistas nesta cidade localizada 1.000 km a leste de Tripoli ".
"A intransigência dos dirigentes da oposição quanto à soberania nacional reflete a opinião expressa espontaneamente por muitos libios à imprensa internacional em Benghazi", disse um despacho da AFP na segunda-feira.
Nesse mesmo dia, uma professora de Ciência Política da Universidade de Benghazi, Abeir Imneina, disse: "Há um forte sentimento nacional na Líbia."
"'Além disso, o exemplo do Iraque mete medo em todo o mundo árabe", ressalta, referindo-se à invasão dos EUA de 2003 que deveria trazer a democracia a esse país e, em seguida, por contágio, a toda a região, uma hipótese completamente contrariada pelos factos. " A Professora continuou: "'Nós sabemos o que aconteceu no Iraque, é que ele está no meio da instabilidade, e realmente não queremos seguir o mesmo caminho. Não queremos que os americanos venham, para terminar lamentando por Kadhafi. ", continuou a especialista.
"Mas, de acordo com Abeir Imneina," há também a sensação de que é a nossa revolução, e temos que ser nós a fazê-la "
Poucas horas depois da publicação do presente despacho, dois importantes órgãos de imprensa dos Estados Unidos, o The New York Times e The Washington Post, foram rápidos em dar novas versões sobre o assunto, que a agência DPA informou no dia 1, Março: "A oposição da Líbia poderá solicitar ao Ocidente para bombardear do ar posições estratégicas das forças leais ao presidente Muammar al-Kadhafi, informa hoje a imprensa norteamericana.
"O assunto está sendo discutido dentro do Conselho Revolucionário da Líbia, escrevem o The New York Times e The Washington Post em suas versões online."
O The New York Times observa que essas discussões destacam a crescente frustração dos líderes rebeldes ante a possibilidade de que Kadhafi recupere o poder.
"No caso das operações aéreas serem realizadas no âmbito das Nações Unidas, estas não envolvem uma intervenção internacional, disse o porta-voz do Conselho, citado pelo The New York Times".
"O conselho é formado por advogados, acadêmicos, juízes e membros proeminentes da sociedade líbia".
O despacho diz: o The Washington Post, citou rebeldes reconhecendo que sem o apoio do Ocidente, os combates com as forças leais a Kadhafi poderiam durar muito mais tempo e custar muitas vidas."
Vale a pena ressaltar que nesse conselho não é mencionado um único trabalhador, agricultor, construtor, alguém associado com a produção material ou de um jovem estudante ou combatente desses nas manifestações. Porquê o esforço para retratar os rebeldes como membros proeminentes da sociedade, reclamando o bombardeio dos EUA e da OTAN para matar libios?
Um dia saberemos a verdade, através de pessoas como a professora de Ciência Política da Universidade de Benghazi, que tão eloquentemente narra o calvário que matou, destruiu casas, desempregou ou fez emigrar milhões de pessoas no Iraque .
Hoje quarta-feira 2 de março, a Agencia EFE emite uma voz rebelde reconhecida por fazer declarações que, na minha opinião, afirmam e contradizem as de segunda-feira: "Benghazi (Líbia), 02 de março. A direcção rebelde da Líbia pediu hoje ao Conselho de Segurança da ONU para lançar um ataque aéreo contra os mercenários do "regime de Muammar Kadhafi."
"O nosso exército não pode lançar ataques contra os mercenários, por causa do seu papel defensivo", disse o porta-voz rebelde Abdelhafiz Ghoga em uma conferência de imprensa em Benghazi. "
''É diferente da intervenção estrangeira, que rejeitamos, um ataque aéreo estratégico", sublinhou o porta-voz das forças da oposição, que sempre se mostraram contra uma intervenção militar estrangeira no conflito da Líbia.
Com qual das muitas guerras imperialistas se parece isto?
A Espanha, em 1936, Mussolini contra a Etiópia em 1935, George W. Bush sobre o Iraque em 2003 ou em qualquer uma das dezenas de guerras promovidas pelos os EUA contra os povos da América desde a invasão do México em 1846, até á das Ilhas Malvinas em 1982? Não excluindo, claro, a invasão mercenária da Baía dos Porcos, com a guerra suja e o bloqueio do nosso país por mais de 50 anos, que se cumprem a 16 de Abril.
Em todas essas guerras, como o Vietnme, que custou milhões de vidas, prevaleceram as justificações e as medidas mais cínicas.
Para aqueles que tinham alguma dúvida sobre a inevitável intervenção militar que terá lugar na Líbia, a Associated Press, que eu considero bem informada, emitiu uma noticia publicada hoje, que afirma: "Os países da Organização Atlantic Treaty Organization (NATO) desenvolvem um plano de contingência com modelo em zonas de exclusão aérea estabelecida sobre os Balcãs na década de 1990, se a comunidade internacional decidir impor um embargo aéreo contra a Líbia, disseram diplomatas. "
Mais tarde, ele conclui: "Os funcionários, que não podiam dar o nome por causa da sensibilidade da questão, indicaram que as opções tomadas são vistas como tendo ponto de partida na zona de exclusão aérea imposta pela aliança militar ocidental na Bósnia em 1993, com o mandato do Conselho de Segurança e nos bombardeamentos da NATO no Kosovo em 1999, que não O TIVERAM. "
Continua...
Tradução: CR
Sem comentários:
Enviar um comentário